CAPITALISMO E PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO REGIONAL

Autores

  • Luiz Felipe Brandão Osório UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v21i33.1963

Resumo

O advento da década de 1990 trouxe ao sistema internacional um cenário de mudanças substanciais, as quais se refletiram fundamentalmente na expansão do direito e das organizações internacionais. Nesse panorama, aprofundaram-se as iniciativas de integração regional, cujo vetor prioritário, o econômico, conheceu um desenvolvimento institucional e normativo inédito. É, no entanto, nos anos 2000, no ápice desse período, que a experiência mais desenvolvida nesses moldes de integração, a União Europeia, entrará em uma espiral de crise sem precedentes. A explicação da contradição entre o aprofundamento formal e o ocaso econômico passará por uma visão materialista das relações internacionais, a qual focará na forma política internacional como elemento nodal para extrapolar a aparência e desnudar os recônditos da essência desse fenômeno social. Por isso, buscar-se-á nas raízes da consolidação do projeto comunitário pós-Maastricht, dentro da nova face do capitalismo, o pós-fordista, a elucidação das fraturas da integração regional em meio ao sistema internacional. É justamente o avanço na arquitetura formal capitalista que gesta a crise das experiências integracionistas mais desenvolvidas, como se comprova na mirada crítica sobre o arranjo comunitário.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Brandão Osório, UFRRJ

Professor Adjunto de Direito e Relações Internacionais da UFRRJ. Pós-doutor em direito político e econômico pela UPM. Doutor e mestre em relações internacionais pela UFRJ.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-01-14

Como Citar

BRANDÃO OSÓRIO, L. F. CAPITALISMO E PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO REGIONAL. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 22, n. 35, 2019. DOI: 10.22171/rej.v21i33.1963. Disponível em: https://seer.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/1963. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

LINHA I Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.