DEMOCRACIA E UTOPIA: Perspectivas sobre o desenvolvimento humano a partir da concepção de educação em Karl Mannheim

Autores

  • Bráulio Marques Rodrigues Cesupa - Centro Universitário do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v20i32.1799

Resumo

Em sua obra Ideologia e Utopia (1929), Karl Mannheim (1893-1947) apresenta uma epistemologia para as ciências sociais que - se valendo de influências do romantismo alemão, do messianismo político e, fundamentalmente, do hegelianismo progressista - determina tanto o agir (práxis) quanto o pensar (poiesis). Sua teoria do conhecimento imiscui na experiência a própria reflexividade como atributo necessário da consciência, em sua leitura perspectivista todo ato de conhecer não operaciona apenas a teórica (lógica formal ou epistemologia positivista), mas igualmente interpretações ou perspectivas de natureza não teórica, desejos da vida social que caracterizam as vontades a que o indivíduo está sujeito e que se confundem com suas elucubrações abstratas. A educação, ipso facto, tem uma missão ética no desvelamento do caráter ideológico das instituições e, contrario sensu, enriquecimento da experiência sensível essencial aos intentos formacionais da pessoa humana.

Biografia do Autor

Bráulio Marques Rodrigues, Cesupa - Centro Universitário do Pará

Mestrando em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Bolsista Capes/ Prosup

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Publicado

2018-06-12

Como Citar

RODRIGUES, B. M. DEMOCRACIA E UTOPIA: Perspectivas sobre o desenvolvimento humano a partir da concepção de educação em Karl Mannheim. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 20, n. 32, 2018. DOI: 10.22171/rej.v20i32.1799. Disponível em: https://seer.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/1799. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Cidadania Social e Econômica e Sistemas Normativos