A MULHER E O SISTEMA PENAL: de vitima à infratora e a manutenção da condição de subalternidade

Autores

  • Jackson da Silva Leal Programa de Pós-Graduação em Direito (doutorado PPGD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Professor da disciplina de Direitos Humanos e Sociologia Juridica da UNESC

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v18i27.1295

Resumo

Nesse trabalho se analisa a problemática de gênero, especificamente o caso da mulher em seu contato com o sistema penal, em sua dupla manifestação. Enquanto sujeito ativo e enquadrada como autora e definida como criminosa, e assim reconhecida como duplamente transgressora e duplamente punida. E também, na condição passiva de vitima, mormente na questão da violência doméstica e na centenária relação de submissão dentro do lar e no seio das relações familiares dominadas pelo homem (patriarca/varão), e a função de resgate/reafirmação dos papeis sexualizantes e legitimadores da subalternidade feminina que são operacionalizados pelo funcionamento do sistema penal (ainda que em função supostamente defensiva). Assim, reafirmando e fortalecendo o laço das relações modernas marcadas historicamente pela predefinição de papeis estereotipados de gênero – ou seja, a menina que corre para o colo do pai, depois para os braços do marido, e por fim, para a assistência/defesa/vingança operada pelo Estado como institucionalidade masculina. O presente trabalho se pauta por análise teórica e bibliográfica, recuperando algumas pesquisas realizadas sobre a criminalização da mulher e da aplicação da lei que amplifica as penas para violência doméstica. Tal analise se dá a partir do arcabouço teórico-analítico permitido pela criminologia critica. O objetivo deste trabalho é o adensamento da discussão da problemática relação mulher x sistema penal, com intuito de promover micro-rupturas intelectivas, e assim desvelar a face masculina da operacionalidade do sistema penal e sua importante parcela de contribuição nessa dominação histórica.

Biografia do Autor

Jackson da Silva Leal, Programa de Pós-Graduação em Direito (doutorado PPGD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Professor da disciplina de Direitos Humanos e Sociologia Juridica da UNESC

Graduado em Direito (UCPel); advogado criminalista inscrito na OAB/RS; mestre em Politica Social (UCPel); doutorando em Direito (UFSC) pesquisador da linha Criminologia e Sistema de Justiça, bolsista pesquisador CAPES/CNPq;.

Downloads

Publicado

2015-01-22

Como Citar

LEAL, J. da S. A MULHER E O SISTEMA PENAL: de vitima à infratora e a manutenção da condição de subalternidade. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 18, n. 27, 2015. DOI: 10.22171/rej.v18i27.1295. Disponível em: https://seer.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/1295. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

LINHA II Cidadania Social e Econômica e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.