PATRIMÔNIO CULTURAL UMA FERRAMENTA AO EMPODERAMENTO DOS CIDADÃOS

Autores

  • Fernanda Camargo Penteado Instituto Machadense de Ensino Superior
  • Caroline de Paula Fernandes de Lima Instituto Machadense de Ensino Superior
  • Natália Aparecida Batista de Carvalho Dias Instituto Machadense de Ensino Superior
  • Erivelto Luciano Alves Instituto Machadense de Ensino Superior

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v18i27.1294

Resumo

Percebe-se a ausência de preservação e preocupação com o patrimônio cultural, em todas as esferas da administração pública, bem como na sociedade civil. Buscando entender e transformar o atual quadro, surgiu a necessidade de pesquisar e discutir o tema sob a perspectiva socioambiental. Através da construção da cidadania, com o auxílio da educação ambiental, almeja-se a promoção de transformações hábeis a formar cidadãos dotados de poder e consciência para preservação da cultura e, consequentemente, do patrimônio cultural. O objetivo do presente trabalho é levar ao conhecimento do leitor noções gerais sobre o patrimônio cultural e a cidadania, e propor, através de medidas educacionais meios para unindo-os, garantir a criação, manutenção e uso efetivo dos bens culturais. O desafio é enfrentar a importância do patrimônio cultural e demonstrar que tais bens promovem um elo entre o passado e o presente, garantindo aos cidadãos o reconhecimento como parte integrante do seu território e, ainda, a possibilidade de perpetuação da história e cultura para as futuras gerações. 

Biografia do Autor

Fernanda Camargo Penteado, Instituto Machadense de Ensino Superior

Bacharel em Direito pelo Instituto Machadense de Ensino Superior (2007), especialista em Direito Processual pela Universidade José do Rosário Vellano (2009), mestre em Desenvolvimento Sustentável, Qualidade de Vida e Políticas Públicas pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (2013), cursa MBA em Gestão Financeira no Instituto Machadense de Ensino Superior (IMES). Atualmente é advogada, professora e orientadora do Programa de Iniciação Científica e Extensão do IMES/FUMESC. Tem experiência na área de Direito e Processo Civil, Direito e Processo Trabalhista e Direito Ambiental

Caroline de Paula Fernandes de Lima, Instituto Machadense de Ensino Superior

Aluna do 8º período da Faculdade de Direito, e integrante do Programa de Pesquisa e Extensão do IMES/FUMESC.

Natália Aparecida Batista de Carvalho Dias, Instituto Machadense de Ensino Superior

Aluna do 8º período da Faculdade de Direito, e integrante do Programa de Pesquisa e Extensão do IMES/FUMESC.

Erivelto Luciano Alves, Instituto Machadense de Ensino Superior

Aluno do 8º período da Faculdade de Direito, e integrante do Programa de Pesquisa e Extensão do IMES/FUMESC.

Downloads

Publicado

2015-01-22

Como Citar

PENTEADO, F. C.; LIMA, C. de P. F. de; DIAS, N. A. B. de C.; ALVES, E. L. PATRIMÔNIO CULTURAL UMA FERRAMENTA AO EMPODERAMENTO DOS CIDADÃOS. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 18, n. 27, 2015. DOI: 10.22171/rej.v18i27.1294. Disponível em: https://seer.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/1294. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

LINHA II Cidadania Social e Econômica e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.