ENTRE SÃO SARUÊ E VALES VIZINHOS DAS NUVENS: UM ESTUDO SOBRE AS FIGURAÇÕES ESPACIAIS DO CARIRI E DE HUMAUACA

Autores

  • Ana Caroline Matias Alencar Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura - Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro (PUC-Rio) http://orcid.org/0000-0002-0104-9581

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v9i1.3136

Resumo

O objetivo do presente artigo será o de contrastar os diferentes modos de imaginação territorial que os cineastas Geraldo Sarno e Jorge Prelorán teriam acionado em seus documentários para a figuração das regiões do Vale do Cariri e do Vale de Humauaca. Para tanto, examinarei as películas Viva: Cariri! (1969/1970) e Hermógenes Cayo (1969), dirigidas respectivamente por Sarno e Prelorán, buscando por meio delas identificar os recursos cinematográficos de que os dois teriam lançado mão e os diálogos intelectuais de que teriam se valido para a representação daquelas regiões, situadas, a primeira, no Nordeste brasileiro e, a segunda, no Noroeste argentino, a partir das tópicas do isolamento, no caso de Sarno, e da desolação, no caso de Prelorán.

Biografia do Autor

Ana Caroline Matias Alencar, Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura - Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura (PUC-Rio). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGH-Unirio). Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve atualmente uma pesquisa sobre os documentários realizados pelo cineasta argentino Jorge Prelorán como integrante do projeto "Relevamiento de Expresiones Folklóricas Argentinas" (1965-1969), buscando, a partir destes filmes, lastrear a reinterpretação feita pelo cineasta de tópicas, temas, procedimentos discursivos e recursos narrativos presentes nas obras de intelectuais argentinos que o precederam.

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Publicado

2020-07-06