A INVENÇÃO DE UMA DEVOÇÃO: NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO E O MORRO DO ARRAYAL NA CIDADE DO RECIFE (1904)

Autores

  • Carlos André Silva de Moura Universidade de Pernambuco
  • José Pedro Lopes Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v9i1.2857

Resumo

O artigo analisou a construção de uma devoção na cidade do Recife, especialmente, a partir das comemorações dos cinquenta anos do dogma da Imaculada Conceição. Em um instante de secularização do Estado e consolidação da legislação republicana, intelectuais, religiosos e fiéis trabalharam em um projeto de reafirmação do catolicismo, organização de uma neocristandade e o fortalecimento do processo de recatolização. A partir das propostas da História Cultural das Religiões, com análise dos documentos eclesiásticos e periódicos que circularam na capital pernambucana em 1904, discutimos como a devoção a Nossa Senhora da Conceição fez parte de uma rede de atuação política, cultural e social para fortalecimento dos projetos da Cúria Romana.

Biografia do Autor

Carlos André Silva de Moura, Universidade de Pernambuco

Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade de Pernambuco (UPE - Campus Mata Norte) e docente permanente do Mestrado profissional em culturas africanas, da diáspora, e dos povos indígenas (PROCADI - UPE). Professor do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Pós-doutor em História na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

José Pedro Lopes Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Mestrando em História na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Graduado em História na Universidade de Pernambuco (UPE). Membros do Laboratório de Estudos da História das Religiões.

Referências

BENATTE, Antonio Paulo. A História Cultural das Religiões: Contribuição a um Debate Historiográfico. In: ALMEIDA, Neri de Barros. SILVA, Eliane Moura da. (org.). Missão e pregação: a comunicação religiosa entre a história da igreja e a história da religião. São Paulo: Fap-Unifesp, 2014.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: Editora Unesp, 2017.

CABRAL, Flávio José Gomes. Um só Rebanho e Um só Pastor: Sociabilidades e Cotidiano Religioso em Pernambuco Setecentista. In: MOURA, Carlos André Silva de. [et. al.] (Org.). Religião, cultura e política no Brasil: perspectivas históricas. Campinas: UNICAMP/IFCH, 2011.

CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

CASALI, Alípio. Elite intelectual e restauração da Igreja. Petrópolis: Vozes, 1995.

CATROGA, Fernando. Entre Deuses e Césares: secularização, laicidade e religião civil. Uma perspectiva histórica. Coimbra: Almedina, 2006.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2008.

______. A cultura no plural. Campinas: Papirus, 2012.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1988.

KARNAL, Leandro. FERNANDES, Luiz Estevam O. Santos fortes: Raízes do Sagrado no Brasil. Rio de Janeiro: Anfiteatro, 2017.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. 7ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

MICELI, Sergio. A elite eclesiástica brasileira: 1890 – 1930. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

MOURA, Carlos André Silva de. As Religiões e o Ensino de História. In: BUENO, André. et al. (org.). Aprendizagens Históricas: debates e opiniões. União da Vitória/Rio de Janeiro: LAPHIS/Edições especiais Sobre Ontens, 2018.

______. Histórias cruzadas: debates intelectuais no Brasil e em Portugal durante o movimento de Restauração Católica (1910 – 1942). 2015. 443 f. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

______. Histórias Cruzadas: intelectuais no Brasil e em Portugal durante a Restauração Católica (1910 – 1942). Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2018.

REZENDE, Antonio Paulo. (Des)encantos modernos: histórias da cidade do Recife na década de vinte. 2. ed. Recife: Ed. UFPE, 2016.

SILVA, Eliane Moura da. História das Religiões: algumas questões teóricas e metodológicas. In: MOURA, Carlos André Silva de. (et al.) (org.). Religião, cultura e política no Brasil: perspectivas históricas. Campinas: UNICAMP/IFCH, 2011.

______. Introdução. In.: SILVA, Eliane Moura da; BELLOTTI, Karina Kosicki; CAMPOS, Leonildo Silveira (Org.). Religião e Sociedade na América Latina. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2010.

STEIL, Carlos Alberto. As aparições marianas na história recente do catolicismo. In: STEIL, Carlos Alberto; MARIZ, Cecília Loreto; Reesink, Mísia Lins (org.). Maria entre os vivos: reflexões teóricas e etnografias sobre aparições marianas no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.

Downloads

Publicado

2020-07-06