O SENTIDO FILOSÓFICO DOS DIREITOS HUMANOS NA MODERNIDADE LÍQUIDA: UMA INTERLOCUÇÃO COM O PENSAMENTO DE ZYGMUNT BAUMAN

Autores/as

  • Humberto Bersani
  • Janaína Dantas Germano Gomes

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v21i33.3012

Resumen

O presente artigo pretende apontar o sentido filosófico dos Direitos Humanos na modernidade líquida, a partir de um diálogo com o conceito proposto pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Para tanto, explora-se a noção de modernidade líquida trazida em suas obras, a fim de estabelecer uma perspectiva contextual, e aborda-se, a seguir, alguns elementos fundamentais para se extrair o posicionamento de Bauman no tocante ao particular. Esses elementos são constituídos, basicamente, pela relação entre segurança e liberdade que emerge no referido contexto, bem como as noções de multiculturalismo e felicidade exploradas pelo autor. Dessa forma, verifica-se o caráter instrumental dos Direitos Humanos a partir da perspectiva adotada por Bauman, de modo que trata-se de um campo do direito voltado à manutenção e perpetuação do atual estado das coisas.

Biografía del autor/a

Humberto Bersani

Professor Adjunto do Departamento de Direito Público e do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Janaína Dantas Germano Gomes

Professora na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas). Coordenadora da Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama, projeto de extensão da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (FD USP).Doutoranda em Direitos Humanos na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Mestre em Direitos Humanos pela mesma Faculdade sob orientação do Professor Dr. Guilherme de Almeida e coorientação da Professora Dra. Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas com bacharelado em Antropologia Social (2011). Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2012). Pesquisadora do Núcleo de Antropologia do Direito, USP.  

Publicado

2020-05-14

Cómo citar

BERSANI, H.; GERMANO GOMES, J. D. O SENTIDO FILOSÓFICO DOS DIREITOS HUMANOS NA MODERNIDADE LÍQUIDA: UMA INTERLOCUÇÃO COM O PENSAMENTO DE ZYGMUNT BAUMAN. Revista de Estudios Jurídicos de UNESP, Franca, v. 21, n. 33, 2020. DOI: 10.22171/rej.v21i33.3012. Disponível em: https://seer.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/3012. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos