https://seer.franca.unesp.br/index.php/ensaiosdehistoria/issue/feed Ensaios de História 2024-08-01T00:00:00-03:00 Profa. Dra. Marcia Pereira marcia.pereira@unesp.br Open Journal Systems <p><span style="font-weight: 400;">A revista Ensaios de História (ISSN: 1414-8854) é uma publicação eletrônica anual editada por discentes do Curso de História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), membros do PET - História (Programa de Educação Tutorial), com sede na cidade de Franca, São Paulo, Brasil.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">A </span><em><span style="font-weight: 400;">Ensaios de História</span></em><span style="font-weight: 400;">, atenta às pesquisas e ao debate acadêmico desenvolvido na área de História e em áreas afins, publica textos inéditos de autoria de graduandos, com o intuito de promover a produção discente, suscitar vocação para a pesquisa e valorizar o esforço de pesquisadores iniciantes. Além de artigos destinados à dossiês, a revista recebe contribuições em fluxo contínuo de artigos livres, entrevistas, resenhas e traduções.</span><span style="font-weight: 400;"><br /></span><span style="font-weight: 400;"><br /></span><span style="font-weight: 400;">Deseja submeter um texto para a revista? Confira a seção Sobre a Revista e o item Diretrizes para autores. É necessário se cadastrar como "autor" neste portal de periódicos antes de submeter uma contribuição; caso já tenha se cadastrado, basta fazer o login e iniciar o processo de 5 passos para a submissão. </span><span style="font-weight: 400;"><br /></span><span style="font-weight: 400;"><br /></span><span style="font-weight: 400;"> O conteúdo desta revista é de acesso gratuito.</span></p> https://seer.franca.unesp.br/index.php/ensaiosdehistoria/article/view/4380 REFLETINDO SOBRE PATRIMÔNIO, CULTURA E MEMÓRIA: 2024-03-09T11:23:22-03:00 Camila Alves c.avila@unesp.br <p><span style="font-weight: 400;">No presente artigo, promoveremos uma reflexão teórica das diversas interfaces de patrimônio histórico e/ou cultural e suas relações com memória, identidade e pertencimento. Buscaremos conceituar esses objetos e entender como estes são expressos nas tentativas contemporâneas de valorização do espaço social e, principalmente, valorização do patrimônio histórico cultural. A partir dessas disposições, pretendemos identificar qual a importância da Educação Patrimonial na criação e promoção de identidades locais e nacionais e no reavivamento da memória. </span></p> 2024-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ensaios de História https://seer.franca.unesp.br/index.php/ensaiosdehistoria/article/view/4419 OS DESAFIOS DA TRANSFORMAÇÃO DA LEI EM REALIDADE: 2024-04-11T17:35:26-03:00 Júlia Camargos julia.camargos@unesp.br <p>O presente artigo tem como objetivo analisar a conjuntura da educação no Brasil, tendo como trabalho norteador a coletânea organizada por Oliveira (2007) e Adrião (2007) <em>Organização do ensino no Brasil: níveis e modalidades na Constituição Federal e na LDB</em>, sobretudo o capítulo de Pinto (2007) <em>O ensino médio,</em> uma vez que este se trata do principal delineamento desta análise. Além de estabelecer um breve retrospecto histórico da trajetória educacional no Brasil, propõe-se fazer um quadro comparativo ao dos dados quantitativos levantados por José Marcelino de Rezende Pinto em 2007, atualizando, assim, os dados acerca da remuneração média do docente, da média de alunos por turma por região, da taxa distorção idade-série por região, e da evolução das matrículas no ensino médio por dependência administrativa, utilizando como principal fonte o Censo Escolar de 2022 realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Conclui-se que o texto de Pinto (2007), apesar desatualizado, ainda sim traz um bom direcionamento para estudos quantitativos e qualitativos do cenário educacional brasileiro.</p> 2024-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ensaios de História https://seer.franca.unesp.br/index.php/ensaiosdehistoria/article/view/4514 Apresentação 2024-06-24T18:45:42-03:00 Profa. Dra. Márcia Pereira da Silva marciapereirasilva@gmail.com 2024-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ensaios de História https://seer.franca.unesp.br/index.php/ensaiosdehistoria/article/view/4382 Oppenheimer: 2024-03-11T15:58:32-03:00 Gabriel Batista gabrielmarcius@unipam.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Oppenheimer, um dos grandes sucessos de 2023, ganhou muita notoriedade por ser uma obra completa. Contudo, é impossível não perceber inconsistências em sua narrativa. Será mesmo que essa obra é tudo isso do que estão falando ou ela é apenas uma propaganda americana Superestimada?! </span></p> 2024-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ensaios de História https://seer.franca.unesp.br/index.php/ensaiosdehistoria/article/view/4092 Um “cadáver para sobreviver” às vontades: 2024-02-29T14:08:26-03:00 Marieli de Souza souzamarieli34@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">A presente resenha apresenta uma análise filosófica do filme “Um cadáver para sobreviver” de Dan Kwan e Daniel Scheinert. Baseando-se na cenografia e no roteiro da trama, tais como o pessimismo e a solidão do protagonista a discussão utiliza ideias do filósofo Arthur Schopenhauer como fonte de juízo para desvendar e esclarecer o enredo do longa. Por intermédio de uma pesquisa documental, desenvolvida por consulta audiovisual, de artigos e livros o trabalho aponta uma perspectiva pessimista e psicologicamente instável encontrada na indústria cinematográfica com o filme “Um cadáver para sobreviver”.</span></p> 2024-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ensaios de História https://seer.franca.unesp.br/index.php/ensaiosdehistoria/article/view/4421 Resenha Crítica - Mulheres do mundo Atlântico: 2024-04-15T17:26:10-03:00 beatriz henriques beatriz.henriques@unesp.br <p>Resenha Crítica - <strong>GARCIA, E. F.; SANTOS, G. S. (Org.) . Mulheres do mundo Atlântico: gênero e condição feminina da época moderna à contemporaneidade. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020. v. 1. 178p .</strong></p> 2024-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ensaios de História https://seer.franca.unesp.br/index.php/ensaiosdehistoria/article/view/4479 Relatos do Mundo e a Reconstrução dos EUA pós-Trump 2024-05-26T18:39:41-03:00 Marcos Sorrilha Pinheiro marcos.sorrilha@gmail.com <p>Este artigo analisa o filme <em>Relatos do Mundo</em>, dirigido por Peter Greengrass e estrelado por Tom Hanks, como uma metáfora para os desafios contemporâneos enfrentados pelos Estados Unidos no período pós-eleição de Donald Trump. Lançado durante a pandemia de Covid-19, o filme é situado no Texas, em 1870, e segue Jefferson Kyle Kidd, um ex-capitão Confederado que se torna um leitor itinerante de notícias. Ao viajar pelo Texas, Kidd se depara com Johanna, uma menina órfã, e sua jornada reflete as divisões ideológicas e as tensões sociais persistentes na América. O filme contextualiza essas experiências no período da Reconstrução do Sul pós-Guerra Civil, ecoando a era Trump, marcada por uma direita radicalizada e um clima de desinformação. Analisando a narrativa do filme e as políticas históricas, este artigo explora como <em>Relatos do Mundo</em> aborda temas como <em>fake news</em> e a construção de realidades alternativas, destacando a necessidade de enfrentar as divisões raciais e sociais para promover a reconciliação e a compreensão mútua.</p> 2024-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ensaios de História https://seer.franca.unesp.br/index.php/ensaiosdehistoria/article/view/3969 O CINEMA E HISTÓRIA: 2023-07-18T20:36:00-03:00 Juliana Oliveira Bispo juliana.bispo@unesp.br Maria Isabela da Silva Gomes maria.isabela@unesp.br <p>A relação entre história e cinema tem se estreitado significativamente nos últimos anos graças a abertura da historiografia ao universo cinematográfico como objeto de pesquisa. Dessa forma, o cinema, sobretudo compreendido enquanto veículo de controle de informações e memória, passa a ser uma possibilidade de corpus documental para o trabalho do historiador, uma vez que o seu uso tornou-se cada vez mais acessível a partir dos novos domínios e ampliação da História Nova. Portanto, o artigo debruça-se na interpretação e análise das fontes fílmicas “O Nascimento de uma Nação” (GRIFFITH, 1915) e “Dentro de Nossos Portões” (MICHEAUX, 1920), a partir da obra do historiador francês Marc Ferro, pioneiro no uso das imagens cinematográficas como fonte histórica. Além disso, o presente trabalho está atento ao uso de bibliografia especializada sobre a temática. Ademais, tem-se como propósito apresentar ao leitor a associação da produção “Dentro de Nossos Portões” como uma resposta cinematográfica ao filme “O Nascimento de Uma Nação” (1915) – longa-metragem que enfatizou ideais da narrativa histórica norte-americana cúmplices de um discurso supremacista branco utilizado como justificativa para a segregação racial no país.</p> 2024-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ensaios de História https://seer.franca.unesp.br/index.php/ensaiosdehistoria/article/view/4104 “David Griffith’s Masterpiece” e a National Association for the Advancement of Colored People (NAACP): 2023-09-28T12:34:14-03:00 Larieli Ceron de Lima larieli.lima@unesp.br Carlos Vinícius da Silva carlos.vinicius@unesp.br <p><span style="font-weight: 400;">O presente trabalho tem por cenário o contexto político de segregação racial do início do século XX nos Estados Unidos, período do lançamento de uma das principais obras do cinema clássico “O Nascimento de Uma Nação” de David Griffith. Tem por objetivo identificar o impacto do longa, sua consonância com ideais racistas perpetrados no contexto e analisar a recepção da população afro-americana e suas mobilizações sobretudo a partir das ações daquela que se identifica como uma das principais associações da população negra no período: a National Association for the Advancement of Colored People (NAACP). Parte assim da identificação de uma disputa entre estes dois personagens pela narrativa histórica da Guerra Civil e do Período de Reconstrução e de construção e consolidação de identidades em um momento histórico que tem por pano de fundo a alta de linchamento e violência contra a população afro-americana e elaboração do arcabouço teórico de movimentos negros sobre os direitos civis. </span></p> 2024-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ensaios de História https://seer.franca.unesp.br/index.php/ensaiosdehistoria/article/view/3974 MASCULINIDADE NEGRA: 2023-07-21T11:51:38-03:00 Paloma Caroline Catelan Paloma.catelan@unesp.br Guilherme Vicente Moura vicente.moura@unesp.br <p><span style="font-weight: 400;">O objetivo deste artigo é buscar entender como, em duas obras homônimas, nomeadamente</span><em><span style="font-weight: 400;"> O Nascimento de uma Nação</span></em><span style="font-weight: 400;">, produzidas em um intervalo de cem anos, a construção e idealização do homem negro passou a ser vista e retratada não apenas pelos diretores dos longas, mas, sobretudo, pela sociedade estadunidense. Se a primeira obra é conhecida por seu caráter racista e brutal, por sua vez, a segunda tenta traçar um homem negro inteligente, guerreiro e, principalmente, protagonista de sua própria história. Busca-se, especificamente, compreender, em que medida, essa idealização foi construída, quais as circunstâncias, os avanços e, acima de tudo, quais os caminhos para que se pudesse garantir uma determinada igualdade entre homens negros e brancos dentro da construção fílmica referida, recorrendo à teórica e feminista Bell Hooks.</span></p> 2024-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ensaios de História https://seer.franca.unesp.br/index.php/ensaiosdehistoria/article/view/4411 O retrato das relações afetivas e sexuais da década de 1970: 2024-04-03T04:32:42-03:00 Lais Fernanda Silva lfp.silva@unesp.br <p>O presente ensaio analisa o filme "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (1976), dirigido por Bruno Barreto, como um reflexo das transformações sociais e interpessoais durante a Ditadura Militar no Brasil. Explorando as representações afetivas e a recepção crítica do filme, investigamos como a expressão cinematográfica interage com a leitura histórica. Ademais, pauta-se a discussão do papel cultural do cinema como meio de fundar e constituir a memória coletiva, bem como a interpretação de narrativas como essa através da vivência nacional no período ditatorial. A introdução do cinema enquanto fundamento histórico amplia o objeto de pesquisa de uma época e possibilita a revisão das ideias vigentes e o questionamento do status quo; a compreensão da arte, nesse sentido, configura a compreensão da história em si.</p> 2024-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ensaios de História https://seer.franca.unesp.br/index.php/ensaiosdehistoria/article/view/4430 O CINEMA DE WONG KAR-WAI: 2024-04-20T13:59:55-03:00 Paulo Henrique Illesca Da Costa paulo.illesca@unesp.br <p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Este artigo tem como objetivo analisar a maneira como o Diretor Wong Kar-Wai aborda em algumas de suas obras cinematográficas diversos dos principais aspectos temáticos relacionados ao período histórico de Hong-Kong antes de sua devolução. Dessa maneira, em um primeiro momento será analisado o contexto histórico de Hong-Kong e o papel do Cinema no País. Posteriormente serão analisadas as principais obras do diretor nesse período e suas temáticas e inspirações por meio de análises de críticos e acadêmicos.</span></span></p> 2024-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ensaios de História https://seer.franca.unesp.br/index.php/ensaiosdehistoria/article/view/4406 Da sombra aos Holofotes: 2024-04-02T20:37:10-03:00 Maria Linda Ferracioli Flora mahlindafflora@outlook.com <p>Esse artigo tem como objetivo analisar o apagamento histórico das mulheres cineastas que desempenharam papéis significativos na história do cinema. Ele busca explorar as narrativas e contribuições das pioneiras do cinema até as mulheres que estão moldando a indústria cinematográfica contemporânea, oferecendo uma visão mais abrangente, realista e inclusiva da evolução da arte cinematográfica.</p> 2024-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ensaios de História