AS POLÍTICAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: DESAFIOS/CORRELAÇÕES DO PRINCÍPIO DE COMPETÊNCIA DA RESOLUÇÃO CNE/CEB 4/99 = CURRICULUM POLICIES OF PROFESSIONAL EDUCATION: CHALLENGES/CORRELATIONS OF RESOLUTION CNE/CEB 4/99

Autores

  • Marta Leandro da Silva Docente - Faculdade de Ciências e Letras / UNESP

Resumo

Este artigo resulta da articulação/diálogos e reflexões entre pesquisas desenvolvidas no âmbito do mestrado/doutorado e, especialmente, da pesquisa em curso financiada pela FAPESP (2011/08456) ora intitulada As políticas de educação profissional e tecnológica no Brasil pós LDB 9394/96. Para tanto, seguimos o enfoque da pesquisa qualitativa em educação, contudo, no breve espaço deste artigo contempla-se o estudo da legislação federal da educação profissional e tecnológica visando seus impactos e desdobramentos para as escolas técnicas estaduais e faculdades de tecnologias do Estado de São Paulo (SP-Brasil). A legislação complementar da educação profissional, especialmente, o Decreto Federal 2208/07 (revogado); e o Parecer 16/99 e Resolução CNE/CEB 4/99 configuram centralidade no princípio de competência à laborabilidade tornando-se esse o ‘paradigma’ da reforma da educação profissional. O conceito de competência é balizador das políticas curriculares de reforma. Entretanto, sob a ótica dos sujeitos escolares esse paradigma é controverso e pouco exeqüível, a forma verticalizada de sua implementação desconsidera a análise/avaliação/atualização quanto às condições infraestruturais e didático-pedagógicas das Escolas Técnicas Estaduais. Outrossim ante o desafio de abordar os impactos e impasses do paradigma de competência na gestão das Escolas Técnicas Públicas (ETEs) do Estado de São Paulo, constata-se ainda desafios concernentes à: elaboração e implementação de  sistemas/e ou políticas de avaliação institucional e de reforma da educação profissional/tecnológica  no contexto de controle social, acesso à informação e de democratização da gestão pública (escolar) e suas interfaces no âmbito das políticas curriculares.

Palavras-chave: políticas curriculares. reforma da legislação federal. princípio de competência à laborabilidade.

 

ABSTRACT

This paper proposes some reflections from activities developped in the context of a research supported by FAPESP called “As políticas de educação profissional e tecnológica no Brasil pós LDB 9394/96”. Our purpose is to analyze the federal legislation of professional and technological education, by enphasizing its impacts in technical schools of São Paulo (Brazil).

Keywords: curriculum politics. reform federal legislation. competence.

Biografia do Autor

Marta Leandro da Silva, Docente - Faculdade de Ciências e Letras / UNESP

Docente - Faculdade de Ciências e Letras / UNESP

Publicado

2013-07-03

Edição

Seção

Artigos Originais