ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA FONTES HISTÓRICAS ESCRITAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA = READING STRATEGIES TO HISTORICAL SOURCES IN PRIMARY EDUCATION

Autores

  • José Petrúcio Farias Junior UNESP/Franca

Resumo

As recentes discussões historiográficas, com raríssimas exceções, têm defendido a História como uma fabricação subjetiva, linguística e intertextual; diferente da História ensinada na educação básica em que muitas vezes os acontecimentos históricos são transmitidos como se fossem conteúdos prontos e acabados ou como se manifestassem verdades sobre o passado; não passíveis de revisão, crítica ou reformulação. Com a finalidade de repensar essa prática de ensino de História, objetivamos discorrer sobre estratégias de ensino que possibilitem aos estudantes compreender o processo de construção do conhecimento histórico a partir do uso de fontes históricas escritas em sala de aula.

Palavras-chave: ensino de História. fontes históricas escritas. estratégias de ensino.

 

ABSTRACT: The recent historiographical discussions, with very few exceptions, have defended History as  a subjective, linguistic and intertextual construction, different from the History thought in basic education, in which the historical events are transmitted as if they were ready and finished subjects or if they manifest truths about the past, not liable to review, critique and reformulation. For the purpose to rethink the practice of teaching History, we aim to discuss teaching strategies that enable students to understand the construction of historical knowledge from the use of written historical sources in the classroom.

Keywords: history teaching. written historical sources. teaching strategies.

Biografia do Autor

José Petrúcio Farias Junior, UNESP/Franca

Mestre e Doutor em História pela UNESP/Franca

Graduado em História (UNESP/Franca) e Letras (CEUCLAR/Batatais).

Graduando em Pedagogia (UFSJ) 

Publicado

2012-08-03

Edição

Seção

Artigos Originais